domingo, 26 de janeiro de 2014

AS BATALHAS (continuam)...


Tudo começa quando o “Mercado” com todo esse excesso de criatividade resolve estabelecer tarefas cada vez mais desafiadoras para meros aprendizes de líderes. Tarefas que exigem disciplina, comprometimento, coragem, capacidade associativa, defesa, ataque e acima de tudo poder persuasivo.

As últimas batalhas: CAMALEÕES X T-LEARDS (Desfile de Moda); FORMIGAS X LIDERALIZANDO (Show de Circo); serviram como guia para o entendimento da Abordagem Comportamental dos líderes. Demonstrando também que existem aqueles que se preocupam mais com as pessoas, e outros com a tarefa.

Ah quem discorde do modo como as batalhas e julgamentos foram definidas e como resultaram, mas todos aprenderam que o importante não é necessariamente a linha de chegada mas o caminho percorrido e tudo que se leva de lição.

Desavenças existem, afinal as empresas vivem lutando contra suas concorrentes, mas todas são grandes o suficiente para chegarem a grande final. Que ela venha com tudo...

EQUIPE CAMALEÃO

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

08/01/2014 - A ABORDAGEM COMPORTAMENTAL CONTINUA...

     Novamente o assunto discutido em sala foi a Abordagem Comportamental, que servirá como base pra o jogo, talvez mais emocionante até agora. Dicas por traz de um contexto são lançadas, e cabe a cada um de nós interpretar e saber usar.
    Mais uma vez é falado sobre todos os movimentos que revolucionaram o mundo nas decadas de 50, 60 e 70. movimentos e manifestações que prolongam pelo tempo e ainda mexem com o nosso cotidiano. E nós estudantes da disciplina Liderança nas Organizações que o digam. Afinal, você já imaginou um bando de administradores produzindo um desfile de moda???
        Pois é, o desafio continua e o resultado dessa disputa  só sai depois que as Equipes Camaleão e T-leaders, se enfrentarem nesse: DESFILE DE LÍDERES!

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

06/01/2014 - Desfile de Moda! Como assim???

Acreditem se quiserem o novo desafio das Equipes Camaleão e T-leards é desenvolver um desfile de moda...
Mas o que isso tem haver com liderança? Na verdade todo desfile tem que ser baseado na Abordagem Comportamental de Liderança. Parece, difícil? E é! Mas o assunto abordado em aula nos fez conhecer melhor o caminho que devemos seguir!

Foi apontado as lideranças que surgiram durante e pós guerra, sejam eles:
Movimentos Culturais; Movimentos Musicais;
Movimentos Futuristas, etc.
Mas todos eles com o mesmo intuito de se libertar, de se desenvolver para o novo, de quebrar as amarras aos padrões pré-estabelecidos. Enfim, a década de 60 foi marcada pela vontade de se libertar, seja pelo modo de se vestir ou de se comportar.

Aqui citaremos apenas um exemplo de movimentos que surgiram no pós guerra, e cabe a você se interessar pelo assunto e procurar entender toda essa história de comportamento das lideranças.

MOVIMENTO HIPPIE




O movimento Hippie nasceu e teve o seu maior desenvolvimento nos EUA. Foi um movimento de uma juventude rica e escolarizada que se recusava a injustiças e desigualdades da sociedade americana, nomeadamente a segregação racial. Desconfiava do poder econômico-militar e defendia os valores da natureza.

No modo mais radical, os jovens hippies abandonavam o conforto dos lares paternos e rumavam para as cidades, para aí viver em comunidade com outros hippies; noutros casos estabeleceram-se em comunidades rurais.

Dois valores eram defendidos: a “paz” e o “amor”. Eram contra todas as guerras. Defendiam o “amor livre”, quer no sentido de “amar o próximo”, quer no de praticar uma atividade sexual bastante libertária. Podia-se partilhar tudo, desde a comida aos companheiros. A palavra de ordem que melhor resume este sentimento foi a famosa “Make Love Not War“. Estabeleceu-se um “estilo hippie”, com roupas coloridas, túnicas, sandálias, cabelos compridos em ambos os sexos. A flor foi um dos seus símbolos e chegou a usar-se a expressão “flower power” como designação do movimento.