quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

16/12/2013 - T-LEADERS X FORMIGA

Quando pensamos que estamos atingindo nossos concorrentes, vem o "MERCADO" e muda as regras, faz as nossas próprias armas se virarem contra nós mesmos. E aí qual a melhor estratégia nesse momento, e como reagir diante de uma situação dessas? Se você lançou um fardo contra o inimigo é porque suporta o mesmo peso, ou pelo menos DEVE suportar.


Os desafios foram lançados: correr contra o tempo, ser criativo, fazer o que nunca se fez, conquistar atenções, causar risadas, provocar aplausos... Isso tudo em um show de habilidades.

Quanto complicado foi para os integrantes de cada equipe demonstrar habilidades que nunca tiveram? 
Na verdade essa é a "jogada", somos testados a cada dia para provarmos o quanto somos capazes de superar desafios. E não importa se o adversário já tinha apresentando suas ideias, se expectativas foram criadas, estamos aqui para superar.

Essa é a MISSÃO dos verdadeiros líderes, SUPERAR seus oponentes. O "MERCADO" EXIGE isso de cada um de nós... Pois para vencer nesse "JOGO" o objetivo não é fazer, é fazer MELHOR.

EQUIPE CAMALEÃO

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

09/12/2013 - CAMALEÃO X FORMIGA

Incentivados a se preocupar com questões politicamente corretas, os camaleões e os formigas foram com o intuito de atingir essa vontade sobre os outros.

Com muita criatividade  as duas equipes foram capazes de mover a UFPE (Campus do Agreste):
Os Formigas buscaram atingir o consciente de cada indivíduo em relação aos cuidados e a proteção que devemos ter para com os animais.
Já os Camaleões, demonstraram aos universitários e demais público o quanto é importante ter consciência das consequências que a mistura entre álcool e volante são capazes de causar. Atingindo não só quem faz essa mistura, mas também aqueles que não tem nada haver com esse erro.

Descobrimos aí que não fizemos essa campanha apenas com intuito de chegar a uma nota específica, mas que fizemos isso com vontade de realmente atingir as outras pessoas, com o intuito de nos sentirmos satisfeitos e recompensados pela admiração de cada um que passava e parabenizava nossa iniciativa.

A batalha foi difícil, é complicado ficar entre a cruz e a espada, o pior nessa batalha com certeza não foi o debate entre os líderes e chefes, mas com certeza ter que fazer escolhas em relação a nossa própria equipe.

Mas no fim tudo deu certo, mostramos que ainda não fomos perfeitos, mas que estamos aqui para aprender e superar a nós mesmos.

Que venham as próximas batalhas!
EQUIPE CAMALEÃO

domingo, 8 de dezembro de 2013

04/12/2013 - Caracterizando um líder...


Mais uma teoria sobre liderança... Só que agora tratando dos traços de personalidade de um líder.

A Abordagem dos Traços tenta apontar as características de um líder diferenciando-o imediatamente dos não líderes. No entanto, um líder continua sendo líder mesmo não apresentando todas as características consideradas por outras pessoas como características de líderes.



Podemos afirmar que um líder de verdade deve possuir determinados traços, como por exemplo: Responsabilidade, Carisma, Inteligência, Iniciativa, Ousadia, Compreensão, Determinação, Coragem, Boa Comunicação, etc.


Entretanto, as características de um líder assim como a motivação também é algo intrínseco, pois varia de pessoa para pessoa, afinal não se faz um líder, se é um líder. Mas há quem diga que não se é líder, se está líder e o que irá definir isso é o ponto de vista dos liderados, afinal, cada individuo admira distintas características, tornando assim o líder, um ser não universal.



DESCONTRAÍNDO

Fazendo um retorno ao passado, eles ainda são líderes para vocês?


sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

BEBIDA E VOLANTE: PERIGO CONSTANTE!

NA DIREÇÃO DE QUEM BEBE, NÃO HÁ GARANTIA DE VOLTA!


Por que essa campanha merece sua atenção?


Segundo a OMS, acidentes de trânsito são a principal causa de mortes de jovens entre 10 e 24 anos. No Brasil, uma pesquisa divulgada em 2013, com base em números de 2011, revelou que:


  • 21% dos acidentes de trânsito tinham alguma relação com álcool.
  • Dos acidentes registrados nesse ano, 39,3% envolviam vítimas entre 20 e 39 anos - a maioria homens.

Tendo isso em vista, nem é preciso ponderar muito para chegar à conclusão óbvia e até já batida: se beber não dirija. Não faltam opções para curtir a vida e ingerir álcool (moderadamente, é claro) em segurança:

- Se quiser mesmo sair de carro, não beba;

- Se decidir beber, pegue um táxi ou transporte coletivo para voltar para casa;

- Eleja o “motorista da rodada”. Esteja com alguém que se comprometa a não beber e dirigir;

- Durma na casa de um amigo que more perto do lugar aonde você vai;

E aí, você vai fazer sua parte apoiando essa campanha ou esperar as estatísticas aumentarem?


EQUIPE CAMALEÃO


02/12/2013 – 1º BATALHA


O “Jogo” realmente começou... Duas equipes em uma só missão: conquistar executivos/motivar pessoas.

Mas há quem diga que não entenderam a tarefa, que as expectativas não foram alcançadas, que a missão não foi totalmente cumprida.

Entendesse perfeitamente a falta de tempo e de recursos para se chegar aos fins desejados. Mas esperava-se mais.

Dois líderes frente a frente, tentando apontar os defeitos mais relevantes de seus adversários. Nesse momento cabe a reflexão: Assumir os próprios erros ou apontar os dos outros? Assumir a capacidade de se trabalhar em equipe ou se sobrepor sobre aos demais?

Mas enfim, existem aqueles que sabem tirar grandes lições dos erros que cometem e superam as dificuldades, são capazes de aprender e demonstrar que podem ser melhores. Essa é a real escada da escalada da vida, dar um passo de cada vez, subir de degrau em degrau, chegar ao topo com humildade de quem errou, mas corrigiu os próprios erros e venceu.

Agora é só esperar, as próximas batalhas virão e cabe aí a questão: Surpresa ou decepção???
Aguardem!

DESCONTRAINDO

E quando o “Mercado” pensou que tinha sido duro o suficiente com seus nobres líderes, eis que surge o apagão!
Que apagão que nada... Surpresa! Demonstração de afeto quando menos se espera.
EQUIPE CAMALEÃO

domingo, 1 de dezembro de 2013

27/11/2013 - SUAS AÇÕES: O CAMINHO PARA SEUS DESEJOS.

Oito aulas se passaram e todos se perguntam: “A aula ainda é sobre motivação?!”

--Sim! Sim! Motivação...

Assim foi iniciada a aula do dia 27/11/13, e logo em seguida começou o debate sobre as “Teorias de Processo” que aborda “Como se dá o processo de motivação?”, pois, apenas descobrir o que motiva não é suficiente para tal.

A Teoria da Expectância defende a ideia de que a motivação é resultante de uma multiplicidade entre Expectativas, Instrumentalidade e Valência. Onde nenhuma dessas etapas deve ser ignorada, pois anularia automaticamente todo o processo de motivação.

M = E x I x V


A expectativa refere-se a quanto o indivíduo espera ou almeja que algo se concretize.

A instrumentalidade refere-se aos meios utilizados para que se chegue aos fins. Pois para execução de um processo eficiente é necessário que os devidos mecanismos de alcance sejam fornecidos.

Já a valência leva em consideração o valor dado a cada uma das alternativas disponíveis a nossa escolha. Nesse momento o indivíduo se choca com a dissonância cognitiva e aí é chegada a hora de colocar na balança dos valores as alternativas que lhe estão sendo expostas. O mais comum é que o individuo tome a decisão e só depois racionalize uma defesa para sua escolha.

NOSSA PERCEPÇÃO

De acordo com a teoria da expectância os indivíduos são motivados através de seus próprios desejos e daquilo que receberão pelos seus esforços, as chamadas recompensas, sejam elas financeiras, materiais, sentimentais etc.
A subjetividade de cada ser, torna necessário o uso de infinitos estímulos, pois o valor dado a determinada coisa pode ser diferente dependendo do grau de importância dado por cada indivíduo.
Como exemplo, temos a fábula a seguir:
O GALO E A PEDRA PRECIOSA

Um Galo, que procurava ciscando no terreiro, alimento para ele e suas galinhas, sem querer, acaba por encontrar uma pedra preciosa de grande beleza e valor. 


Mas, depois de observá-la e examiná-la por alguns instantes, se volta e comenta desolado:
"Ora, ora, se ao invés de mim, teu dono tivesse te encontrado, ele decerto não iria se conter diante de tamanha alegria, e é quase certo que iria te colocar em lugar digno de adoração. No entanto, eu te achei e de nada me serves. Antes disso, preferia ter encontrado um simples grão de milho, ao invés de todas as jóias do Mundo!"

Moral da história: A utilidade de cada coisa é que determina seu real valor.


DESCONTRAÍNDO

Supomos que você foi designado a fazer algo. Instantaneamente você irá pensar: O que ganho com isso?

Mas e se o mesmo que lhe designou colocar em sua frente à possibilidade de perca?

Cada um usa as armas que tem para poder conseguir aquilo que espera. Estamos aqui para surpreender, para preencher expectativas... E podemos ser estimulados negativamente, até quem sabe com um: MOMENTO TERROR!

Você vai se amedrontar ou seguir em frente e se mostrar capaz?

Lembre-se: Quanto a você mesmo, o controle está em suas mãos.