domingo, 24 de novembro de 2013

20/11/2013 - DESESTRUTURANDO O ROTEIRO...!?

As possibilidades que movem a motivação são inúmeras, as teorias sobre ela também.

Anteriormente apresentamos a Teoria da Hierarquia das Necessidades, onde a satisfação das necessidades é considerada como pontos que devem ser alcançados para o encontro da motivação.

No entanto, a teoria apresentada no dia de hoje tem uma percepção um pouco diferente, mas também interligada a teoria das necessidades, tratando da satisfação como caminho para motivação.

TEORIA DOS DOIS FATORES

A Teoria dos dois fatores de Herzberg sugerida por Frederick Herzberg foi publicada inicialmente em 1959 no livro The Motivation to Work (Motivação para o Trabalho) e aborda as circunstâncias sobre o que leva a motivação das pessoas. O objetivo principal desse estudo é entender os fatores que causam insatisfação e aqueles responsáveis pela satisfação no ambiente de trabalho.

Em resumo, a teoria dos dois fatores afirma que:
  • Os Fatores Motivacionais tem haver com a satisfação no cargo, ou seja, a função do conteúdo e seus desafios servem como estimulantes do cargo. 
  • Já os Fatores Higiênicos, distinguem a insatisfação no cargo como função do ambiente, da supervisão, dos colegas e do contexto geral acerca das condições do cargo. 

FATORES HIGIÊNICOS

A expressão "higiene" foi utilizada justamente com o intuito de destacar o seu caráter preventivo demostrando que se destinam simplesmente a evitar fontes de insatisfação e desequilíbrio entre as pessoas e o meio onde trabalham.

Os fatores higiênicos são importantes no que se refere ao controle da insatisfação, o que significa que sua presença não é suficiente para motivar ninguém. Entretanto, quando esses fatores são escassos tendem a gerar insatisfação.

FATORES MOTIVACIONAIS

Os Fatores Motivacionais tem relação com a execução das tarefas e as obrigações relacionadas ao cargo, como por exemplo: crescimento profissional, desenvolvimento e aperfeiçoamento de habilidades, responsabilidades, desempenho das tarefas designadas e reconhecimento do trabalho realizado.

Esses fatores motivacionais são aqueles capazes de causar efeitos duradouros de satisfação e de aumento de produtividade eficientemente.

NOSSA PERCEPÇÃO

Percebe-se claramente que a Teoria dos dois fatores foi originada através da ideia de que não necessariamente como mostra a Teoria das Necessidades a satisfação ou motivação é gerada somente através de um caminho pré-traçado, mas que as necessidades mais básicas são na verdade fatores que devem ser supridos para não causar desmotivação.

Portanto, torna-se necessário considerar os fatores separadamente, tendo em vista que a satisfação ou insatisfação no trabalho são geradas através de fatores distintos, no entanto, não se pode afirmar que esses fatores são opostos, mas sim que se completam. Pois, o contrário de satisfação no trabalho não é insatisfação no trabalho, e sim ausência de satisfação e assim vice-versa.

DESCONTRAINDO

Expectativas!?
Até onde ir? Por quê? Pelo que?

O intuito aqui não é satisfazer necessariamente as expectativas de alguém que nos guia, mas de satisfazer as nossas próprias expectativas... Pois só assim quando se faz por si mesmo é que se supera, surpreendendo a qualquer um. 

Faça porque gosta, porque quer e porque se sente bem. Nunca ache que chegou ao topo, sempre há um degrau a mais para subir!


Quer saber como responder a pergunta feita pelo prof. Luiz? Então... "Há diferença entre ser um CHEFE e ser um LÍDER?"

Confira as excelentes dicas que localizamos para você  esclarecer suas dúvidas e fundamentar sua resposta! É só clicar nos links abaixo e conferir!




Equipe Camaleão

Nenhum comentário:

Postar um comentário