quarta-feira, 27 de novembro de 2013

25/11/2013 - Dos Fatores Motivacionais às Dimensões da Tarefa: Quem é a Fonte da Motivação?!


A "sacada" é identificar os fatores higiênicos para "limpar a barra"... 

E assim, conhecer os fatores motivacionais!


É trocando os papéis, ou seja, utilizar os fatores higiênicos para o alcance da motivação de alguém que, faz com que os fatores motivacionais percam o seu poder, ou ganhem peso menor do que o anteriormente atribuído aos mesmos. Pois, à medida em que os estímulos partem de algo que não causa motivação, os fatores que inicialmente eram motivacionais passam a ter sentido negativo, ou sem valor, perdendo assim, a sua "mola" propulsora. Por exemplo, a manipulação do dinheiro como mecanismo para atribuição de valor na tentativa de se captar e mensurar a motivação. 

Herzberg destacou a importância da natureza daquilo que fazemos para a nossa satisfação. No entanto, sua teoria não leva em conta a subjetividade. Pois,por serem diferentes, cada ser é movido por estímulos distintos.


Tentando responder a questão que aponta as características do trabalho como causa de desmotivação os teóricos Hackman & Oldman estabeleceram um modelo das características da função. De acordo com os autores, são seis as dimensões de uma tarefa que contribuem como fonte de motivação:

Variedade de Habilidades: o grau em que a tarefa requer uma variedade de atividades diferentes para a sua execução, através das quais há envolvimento e uso de várias habilidades e talentos por um mesmo indivíduo;




Identidade com a tarefa: o grau em que a tarefa requer a execução de um trabalho “completo” e identificável, isto é, realiza-se uma tarefa do começo ao fim, com resultados visíveis;





 
Significado da tarefa: grau em que a tarefa tem um impacto substancial sobre as vidas ou trabalho de outras pessoas, na organização ou no ambiente externo;






Autonomia: grau em que a tarefa fornece ao indivíduo liberdade, independência e definição para planejar o trabalho e determinar os procedimentos no seu cumprimento;




Feedback:


Intrínseco – grau em que o indivíduo recebe informações sobre seu desempenho, através da execução de sua própria tarefa;
Extrínseco – o grau em que o indivíduo recebe claras informações sobre seu desempenho, através de seus superiores, colegas ou clientes.







Inter-relacionamento: medida dos relacionamentos interpessoais referentes ao trabalho seja com as pessoas da mesma equipe, com outros membros da organização, com clientes, fornecedores, etc.

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